Na manhã desta terça-feira, durante seu programa institucional “Fala Prefeito”, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, fez uma declaração impactante sobre as divisas entre os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte. Segundo o gestor, os limites territoriais conhecidos atualmente estão equivocados, e a extensão da cidade é maior do que a registrada oficialmente.
Fábio Aragão explicou que, após trabalhos realizados pela secretaria de receita e de mapeamento realizados pela prefeitura, foi possível identificar inconsistências na delimitação de território entre os dois municípios. “Nos trabalhos que foram feitos, percebemos que os limites de Santa Cruz do Capibaribe estão equivocados. Os órgãos de controle diziam que o que divide Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga era o riacho Brinquinho, e não sabemos por que afirmavam que este riacho passava ao lado da antiga Makital. Na verdade, com o trabalho que nós fizemos, identificamos que o riacho Brinquinho fica perto de Pão de Açúcar”, detalhou o prefeito.
Diante dessas descobertas, Fábio Aragão anunciou sua intenção de solicitar uma revisão dos limites territoriais junto à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Caso a proposta seja aprovada, Santa Cruz do Capibaribe poderá ganhar mais de 400 hectares de território. O prefeito enfatizou que a revisão não alterará a propriedade dos terrenos, mas apenas os limites da cidade, o que pode ter um impacto significativo no planejamento urbano e no desenvolvimento local.
Além disso, Fábio mencionou que a revisão dos limites territoriais poderá trazer benefícios econômicos, como a possível volta da empresa Rota do Mar, que havia se deslocado para a região que pertence a Taquaritinga do Norte. “A Rota do Mar, que está construindo sua fábrica ali, foi embora de Santa Cruz, aí Santa Cruz foi buscar a Rota do Mar.”, afirmou.