Operação acontece de 11 a 20 de abril. (Foto: Divulgação)
Uma das festividades de maior simbolismo e tradição para o povo pernambucano, a Semana Santa vai contar, mais uma vez, com um forte esquema de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS), para garantir a proteção de quem for curtir os espetáculos e encenações na capital e no interior, ou ainda os principais destinos turísticos de norte a sul do Estado.
A Operação Semana Santa 2025, que acontece de 11 a 20 de abril, será executada e coordenada pela SDS com o uso de tecnologias avançadas de monitoramento aéreo e por terra, como uso de drones, reconhecimento facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), monitoramento das patrulhas e sobrevoos com aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA), além do reforço no efetivo em diversos polos e o patrulhamento da malha viária estadual.
Com investimentos do Governo do Estado da ordem de R$ 1.449.720,00, as forças de segurança pública vão lançar 8.054 jornadas extras de profissionais. O número representa um incremento de 10,8% no efetivo em relação ao ano anterior, quando foram empregados 7.268 postos de trabalho. Do total de lançamentos extras, serão 4.700 policiais militares; 636 policiais civis; 1.777 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros; 113 profissionais da Polícia Científica; 172 integrantes da Corregedoria, 127 integrantes da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sepdece outros 529 empregos extras distribuídos entre os demais servidores na SDS.
Considerando-se que as celebrações vão abranger, pela primeira vez, um período maior que os anos anteriores, as forças policiais vão ampliar e intensificar ainda mais as ações preventivas e repressivas de segurança pública em vários municípios da RMR, Agreste e Zona da Mata de Pernambuco. Os profissionais das operativas da SDS estarão atuando de forma integrada em diversos polos, seja no Brejo da Madre de Deus, onde aproximadamente 250 mil pessoas são esperadas para a 56ª edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e para shows diversos, ou ainda em Gravatá e Caruaru.
Outros pontos importantes de atuação vão ocorrer no Terminal Integrado de Passageiros (TIP); Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes – Gilberto Freyre; Ceasa e demais feiras públicas municipais, além dos corredores viários (PE’s e BR’sde acesso aos principais polos culturais do Agreste e às praias dos litorais norte e sul, que vão contar com a presença do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRve do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Haverá ainda atuação dentro da Operação Lei Seca.
Fonte: Rádio Cidade