Os céus do Brasil serão palco de um raro fenômeno astronômico na madrugada desta sexta-feira (14): um eclipse lunar total, também conhecido popularmente como Lua de Sangue.
O eclipse ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra sobre o satélite natural, que adquire uma tonalidade avermelhada.
O fenômeno será visível em grande parte das Américas, Europa, África e algumas regiões da Ásia. Em Pernambuco, caso as condições climáticas permitam, o eclipse poderá ser visto a partir das 2h09, atingindo a totalidade às 3h26 e o ponto máximo às 3h58. O fim da totalidade será às 4h32.
A fase total, portanto, que é quando a Lua adquire a coloração vermelha, terá duração de cerca de 1 hora e seis minutos.
O fim da parcialidade será às 5h48, mas não será visto até esse instante, pois a Lua irá sumir do céu às 5h30.
O Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo do eclipse lunar em sua página no YouTube, a partir da 0h30.
Em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), será possível ver o eclipse no Observatório Astronômico do Alto da Sé, que será reaberto ao público na noite desta quinta-feira (13). A programação no local terá início às 20h e seguirá até 4h30 da sexta-feira (14).
"Observar um eclipse é um momento de encantamento, mas também de aprendizado e reflexão sobre o nosso lugar no universo. Democratizar o acesso a essas experiências é essencial para estimular a curiosidade e o pensamento crítico de pessoas de todas as idades", destaca o diretor de Sensibilização e Difusão Científica da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Diogo Lopes de Oliveira.
Fonte: Folha de Pernambuco