Segundo a CNC, endividamento cresce e metade dos devedores está com contas atrasadas há mais de 90 dias. (Foto: Reprodução)
O número de brasileiros com dívidas em atraso voltou a crescer em outubro, atingindo 30,5% das famílias, o maior índice de inadimplência desde 2010, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O levantamento também aponta aumento no endividamento geral, que chegou a 79,5% das famílias no mês. Além disso, 49% dos consumidores estão com dívidas vencidas há mais de 90 dias, o maior percentual desde dezembro de 2024.
Mesmo com o alongamento dos prazos de pagamento, 19,1% dos entrevistados afirmaram ter mais da metade da renda comprometida com dívidas, alta em relação a setembro (18,8%). A maioria das famílias (56,3%) declarou destinar entre 11% e 50% dos rendimentos ao pagamento de débitos.
O cartão de crédito continua sendo o principal responsável pelo endividamento dos brasileiros, seguido pelos carnês, crédito pessoal, financiamentos imobiliário e de veículos e crédito consignado.
Com a chegada das promoções de novembro e da Black Friday, o comércio espera uma recuperação das vendas.
Fonte: Rádio Cidade